História


        Não podemos de modo algum separar a historia de Imaculada, do Povo com a história de fé deste mesmo povo para esse município a sua historia está intrinsecamente ligadas.  Segundo a história Queimada do Silva era o nome do lugarejo, em referencia a um grande incêndio ocorrido na seca na propriedade do Sr. Francisco Manoel Coletas da Silva. O nome de Imaculada foi orientação do Fr. Serafim da Catania, que no período de 1849 1 1853 se encontrava em missões na região e propôs a substituição, certamente porque via neste povo a fé e a devoção a Imaculada Conceição de Maria. Já em 1885, a convite do Cônego Bernardo, o Fr. Serafim, fez varias visitas e pregações no povoado e a 8 de Dezembro do mesmo ano lançou a pedra fundamental para a construção da capela. E só em 1890, o Pe. Rangel, juntamente com o capitão Delmiro e família Almeida, concluíram o templo que na época ficou subordinado a Teixeira. A Paróquia de Nossa Senhora da conceição foi criada no dia 15 de agosto de 1951 Pelo então Bispo da Diocese de Campina Grande D. Fr. Anselmo Pietrule, tendo como primeiro Vigário o Pe. João Noronha em uma Missa realizada no dia 26 de agosto de 1951 lavrada em ata pelo vigários e alguns senhores da comunidade de fé: Assis Lustosa Ribeiro, Plácido Bezerra da Cunha, Manoel Alves da Costa, João Francisco de Sousa, Joaquim Alves da Costa, Misael Lustosa Ribeiro, José Lustosa Ribeiro, José Feitosa dos Santos, João Alves da Costa, Antonio Barbosa de Lima, Francisco Carlos Ribeiro Barros, José Gabriel da Silva, José Barbosa de Lima, Joaquim Feitosa dos Santos, Vicente Lopes Fernandes, Adauto Fernandes Francisco Pereira. Todos esses senhores foram testemunhas da criação desta paróquia que hoje nos comemoramos o seu Jubileu de Diamante. Os Padres que por aqui Passaram como Párocos: Fr. Roque, Pe. Boleslau, Pe. Antonio Palmeira, Fr. Batista Maria, Pe. João Ponckay, Fr. Alberto, Fr. Cirilo, Pe. Luis Laires, Pe. Albertino de Sousa Barreiro, Pe. Espedito Caetano, Pe. Silvio Nunes, Pe. Fábio de Abreu Lima, Pe. Albany de Sousa Barreeiro. 
A Paróquia de Nossa senhora da Conceição hoje é uma Senhora de 62 anos Dinâmica, Viva, alegre, anunciadora da Boa Nova do Reino de Deus. Através das Pastorais, Grupos, Movimentos e serviços evangeliza: Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Pastoral da Família,  Pastoral da Criança, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Esperança, PASCOM, Movimento da Mãe Rainha, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, RCC, ECC, EJC, PJ, Catequese de 1ª Comunhão, Catequese Crismal, Grupo de Dança, Acólitos, MECE’s, Ministros da Palavra e Ministros da Esperança todos servindo ao Senhor dia e noite como Ana Servia a Deus no templo.


 


O BRASÃO


O escudo: a forma do escudo é simples, de uso freqüente português.
O BRASÃO DE MARIA. O brasão da paróquia Imaculada Conceição é formado por:


Cor Branca : na heráldica (ciência de descrever brasões), a com branca representa fé, pureza e a integridade (todas virtudes que encontramos em Nossa Senhora). A cor branca se encontra no lado esquerdo do escudo. Os cavaleiros antigos que usavam a cor branca em seus escudos tinham a obrigação cavaleirística de servir seus soberano na náutica, proteja as donzelas e amparar os órfãos. Neste lado branco do brasão tem - se o monograma mariano formado pelas iniciais A e M, Ave Maria, ressaltando assim, a presença materna de Maria, caminhada eclesial desta Paróquia dedicada ao dogma da Imaculada Conceição. Identifica - se Maria "o tipo da Igreja na ordem da fé, da caridade da perfeita união com cristo. No mistério da Igreja - pois também a Igreja é com razão chamada mãe e virgem - a Bem -  aventurada Virgem Maria ocupa um lugar eminente e singular como modelo de virgem e de mãe" (Constituição Dogmática Lúmen Gentium, 63).


A cor azul:  á direita, encontra - se a cor azul, que na heráldica simboliza a justiça, o cuidado pela doçura, lealdade, inocência e a piedade. É a cor que também simboliza a presença da Virgem Maria nos escudo sacerdotais. Os cavaleiros que usavam a cor azul tinha a missão de socorrer os desempregados e promover a agricultura. Com azul no lado direito do brasão representa o batismo do cristão e seu renascimento contínuo, renovado a cada dia através da missão e do testemunho de sua vida. Esta cor simbolizada também a Cidade de Imaculada alegre, acolhedora e de clima agradável. No lado azul do brasão está A FLOR - DE - LIS: A Flor - de - lis, simboliza Maria Santíssima a mãe de Jesus. A cor prata (branca) na flor - de - lis simboliza a cor da transparência, da verdade revelada pela Igreja e faz alusão principalmente à pureza de Maria Santíssima em sua "Imaculada Conceição", a dogma de fé, titulo e invocação de Nossa Senhora da Conceição padroeira principal. A flor - de - lis é símbolo da honra da vitória e do poder.
As dozes estrelas: á referência das doze estrelas é bíblica, sobretudo a Mulher de apocalipse 12. São também os doze apóstolo que constituem o alicerce da Igreja. Também é referência às dozes tribos de Israel.
A Cruz processional: a cruz atrás do brasão simboliza a Comunidade que segue a Cristo, Bom Pastor. É sinal da comunidade unida em Cristo e em comunhão com a Igreja.
A faixa superior: Está o nome da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A Faixa inferior: abaixo do brasão, o lema da paróquia em Latim: Totus Tuus Marie! "Ser uma Paróquia toda de Nossa Senhora". Por isso, imitá-la em suas virtudes e na fidelidade a Jesus Cristo.

Nenhum comentário: